Receba nossos informativos. Cadastre-se!

Nossas Redes

Deficiência Intelectual Leve. Saiba quais as características e limitações das pessoas com esse tipo de deficiência

AUMENTAR | diminuir fonte

Deficiência Intelectual Leve é caracterizada por limitações discretas relacionada à aprendizagem e capacidade de comunicação, por exemplo, que demoram a ser desenvolvidas. Esse grau de deficiência intelectual pode ser identificado por meio de teste de inteligência, cujo quociente intelectual (QI) é entre 52 e 68.

 

Marcelo Jorge, com Deficiência Intelectual Leve 

Deficiência Intelectual Leve - Fisioterapia

Possui 52 anos e foi internado em 2000. É irmão do Fábio e do Rinaldo que também moradores das Casas André Luiz. Recebe atendimento de Psicologia para estimulação dos aspectos sociais, ocasionando a iniciativa e a fala relacionada a sua própria identidade. Na Educação Física faz atividades para aumento da amplitude de movimento e flexibilidade, melhorar equilíbrio estático e dinâmico. Caminhada visando facilitar a independência estimulando sua capacidade física de equilíbrio, prevenção de queda e melhoria de atividades de vida diária. Na piscina recebe estímulos motores através do meio liquido, obtendo efeitos benéficos em seus fatores psicológicos de relaxamento para prevenir e combater o estresse. 

 

Gisele Martins, com Deficiência Intelectual Leve 

Deficiência Intelectual Leve - Fisioterapia

A paciente possui 48 anos e foi internada nas Casas André Luiz aos 2 anos de idade. Atualmente trabalha no departamento de Serviço Social, executando a tarefa de entregar documentos pela Instituição. Ela costumava ter dificuldades de convivência em grupo, mas graças ao atendimento psicológico que recebeu, hoje convive muito bem em ambientes onde há interação social. Na Fonoaudiologia ela trabalha a disfagia e o treino via oral com exercícios miofuncionais. Ultimamente, Gisele tem se destacado muito na prática da bocha adaptada, e graças a esse esporte, melhorou a amplitude dos movimentos de seus membros superiores.

 

Marlene Batista, com Deficiência Intelectual Leve e Paraplegia Espástica

Deficiência Intelectual Leve - Fisioterapia

Tem 55 anos de idade e chegou nas Casas André Luiz em 2012. Sua vinda para instituição foi de difícil aceitação, mas com intenso trabalho das áreas de terapia, hoje Marlene tem grande participação e prazer em morar aqui. Na Psicologia, participa de atendimento em grupo onde trabalha questões de convivência, socialização, interação, ajuda mútua e discussão de temas de interesse incomum entre suas amigas do grupo. Faz atividades rítmicas e esportivas na Educação Física, e pratica Bocha adaptada, uma atividade que proporciona inclusão social, traz controle motor, controle das emoções e concentração, com sua boa desenvoltura participa de campeonatos adaptados interno e externos. Na Fisioterapia Neuromotora realiza treino de marcha, para retornar sua independência locomotiva, alongamento e ortostatismo. Na Terapia Ocupacional, tem atividades para melhora da coordenação motora manual, noção espacial, lateralidade e esquema corporal. E ainda, trabalha na fisioterapia cardiorrespiratória montando kits para pacientes traqueostomizados.

 


 

A Casas André Luiz é uma instituição que atende gratuitamente cerca de 2.000 pessoas com deficiências intelectuais e físicas, dependentes de cuidados 24 horas por dia. Além disso, muitas não andam e não falam e outras não enxergam e não escutam. 600 delas moram na instituição, algumas há mais de 50 anos. Pela credibilidade e transparência, estamos entre as 100 melhores ONGs do Brasil para se doar.

 

Esses são alguns números que
a Casas André Luiz movimenta todo ano:

Como tratar uma pessoa com deficiênciaAtendimentos e Procedimentos

Como tratar uma pessoa com deficiênciaLeitos para pessoas com deficiências

Como tratar uma pessoa com deficiênciaAtendimentos Ambulatoriais


Como tratar uma pessoa com deficiênciaMedicamentos Utilizados

Como tratar uma pessoa com deficiência Roupas Lavadas

Como tratar uma pessoa com deficiênciaToneladas de Alimentos

Invista nessa causa agora.
0800 11 9012 | 11 3529 5760 ou DOE ONLINE

Dados atualizados em 2017.

 





Ajude »

Colabore com a manutenção dos atendimentos ao deficiente intelectual

 

Deseja ver mais opções de doação?

 

 

 

Galeria de Vídeos »

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do website é de uso exclusivo do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz,
ficando proibida sua reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.
Telefone: (11) 2457-7733
E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br