Receba nossos informativos. Cadastre-se!

Nossas Redes

Deficiência Intelectual Profunda. Veja quais as características e dificuldades das pessoas com essa deficiência

AUMENTAR | diminuir fonte

Deficiência Intelectual Profunda é caracterizada por pessoas que apresentam um sério comprometimento no desempenho das funções básicas. Têm muita dificuldade de comunicação com o meio, assim como sensório-motores. Dificilmente têm autonomia para responder a treinos simples de autoajuda, ou para deslocamentos.

 

Sonia Franceli, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaNasceu em 1962 e está na Instituição há 52 anos. Realiza atendimento na Educação Física de estimulação motora global para explorar espaços, objetos e meio ambiente para interação social. Na Psicologia participa de psicoterapia em grupo.

 

Marli Simões, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

Nasceu em 1955 e está internada na Instituição há 51 anos. Realiza atendimento na Educação Física para preservar sua capacidade motora adquirida através de estimulação motora global, buscando facilitar a independência por meio de atividades que estimulem suas capacidades físicas de equilíbrio e coordenação, auxiliando na manutenção e melhorias de suas atividades de vida diária.

 

Juraci Melchiades, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

Tem 65 anos e está há 51 anos institucionalizada. Recebe atendimento na Educação Física, para minimizar os efeitos do sedentarismo e do risco de isolamento, além da preservação da capacidade motora. Participa de atividades de recreação e dos Grupos Aprendizes da Alegria e Aprender a Brincar, liderado por voluntários que proporcionam semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, e supervisionado pela equipe de psicologia.

 

Mauricio Sales, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaNasceu em 1985 e foi internado aos 2 aninhos. Faz Fonoaudiologia pelo quadro de disfagia de grau grave, alimenta-se por gastrostomia. Na Terapia Ocupacional é acompanhado em tecnologia assistiva – cadeira de rodas e órtese de posicionamento. Participa do Programa de estimulação sensorial com o Grupo Aprendizes da Alegria, liderado por voluntários que proporciona semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, e supervisionado pela equipe de psicologia.

 

Maria Raimundo, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

Nasceu em 1953 e está na Instituição há 50 anos. Recebe atendimento na Fonoaudiologia pelo quadro de disfagia orofaríngea neurogênica de grau moderado. Na Terapia Ocupacional é acompanhada em tecnologia assistiva para adequação postural em cadeira de rodas. Participa do Programa de estimulação sensorial com o Grupo Aprendizes da Alegria, liderado por voluntários que proporciona semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, e supervisionado pela equipe de Psicologia.

 

Francisco Garcia, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

Nasceu em 1964 e foi institucionalizado aos 3 aninhos. Recebe atendimento na Fonoaudiologia pelo quadro de disfagia orofaríngea grave. Participa do Programa de estimulação sensorial com o Grupo Aprendizes da Alegria, liderado por voluntários que proporciona semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, e supervisionado pela equipe de psicologia.

 

João Bizon, com Deficiência Intelectual Profunda e Deficiência visual

Deficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaNasceu em 1961 e foi institucionalizado aos 5 anos. Participa de atividades do grupo Aprendizes da Alegria, liderado por voluntários que proporciona semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, e supervisionado pela equipe de psicologia.

 

Valdeci Pereira, com Deficiência Intelectual Profunda  e Paralisia cerebral e Deficiência visual

Deficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaNasceu em 1963 e foi internado aos 5 anos. Semanalmente recebe atendimento de Fonoaudiologia para acompanhamento fonoterápico devido quadro de disfagia grau moderado. A equipe de Psicologia faz um trabalho em conjunto com a Fonoaudiologia por apresentar recusa alimentar e dificuldades de alimentar-se. Na Terapia Ocupacional é acompanhado na tecnologia assistiva pela cadeira de rodas adaptada e por órtese em membro superior esquerdo. Faz parte de atividades do grupo Aprendizes da Alegria, liderado por voluntários que proporciona semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, e supervisionado pela equipe de Psicologia.

 

Lucilia Santos, com Deficiência Intelectual Profunda e Deficiência visual

Deficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaNasceu em 1965 e foi internada aos 3 anos. Realiza atendimento na Fonoaudiologia, devido disfagia orofaríngea de grau moderado. Participa do Programa de estimulação sensorial com o Grupo Aprendizes da Alegria, liderado por voluntários que proporciona semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, e supervisionado pela equipe de psicologia.

 

Ivanir dos Santos, com Deficiência Intelectual Profunda e Paraplegia Espástica

Deficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaNasceu em 1962 e foi internada aos 4 aninhos. Recebe atendimento na Fonoaudiologia devido quadro de disfagia de grau grave, é alimentada por gastrostomia. Na Psicologia participa do programa de estimulação sensorial aprendizes da alegria que proporciona semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, com grupo de voluntários. Tem acompanhamento na Terapia Ocupacional de tecnologia assistiva, pelo uso da cadeira de rodas

 

Neusa Stopa, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

Nasceu em 1957 e foi internada na Intuição aos 10 anos. Participa de atividades de Recreação e do grupo Aprendizes da Alegria liderado por voluntários que proporcionam semanalmente momentos de muita música, brincadeiras, fantasias e diversão, supervisionado pela equipe de psicologia.
 

 

Maria de Lourdes, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

Nasceu em 1954 e foi internada aos 12 anos. Recebe atendimento de Fonoaudiologia devido quadro de disfagia orofaríngea neurogênica de grau severo, alimenta-se via oral nas consistências pastosa e líquidos espessados. Realiza fonoterapia individual com o objetivo de melhorar fase oral da deglutição e ocorrência de engasgos. Na Terapia Ocupacional, tem o objetivo de estimular coordenação motora e iniciativa nas atividades. Participa do programa Aprendizes da Alegria, realizado pelo voluntariado e supervisionado pela equipe de psicologia, proporcionando semanalmente momentos de muita música, brincadeiras e diversão.

 

Lázaro Romano, com Deficiência Intelectual Profunda

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

O paciente tem 61 anos e foi internado em 1968 nas Casas André Luiz. Realiza atendimento na Fisioterapia Neuromotora para reestabelecer a marcha com auxílio de terceiros. O recurso utilizado no momento é a prancha ortostática para descarga de peso em membros inferiores, alongamento, ganho de flexibilidade, e ganho de força muscular. 

 

Wellington Santos, com Deficiência Intelectual Profunda, tetraplegia espástica e paralisia cerebral infantil

Deficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

Possui 31 anos e foi internado na Instituição em 2008, aos 21 anos de idade. Na Terapia Ocupacional ele produz bijuterias, capas caderno, tapetes, cartões artesanais, porta treco, pinturas em madeira e quadros. Wellington passa por atendimento Pzsicológico 1 vez por semana e na Fonoaudiologia busca aprimorar a ampliação de seu repertório linguístico. Por apresentar baixa coordenação dos membros superiores, Wellington trabalha na Educação Física a melhora da coordenação motora para poder continuar praticando a bocha. Além de praticar o esporte de bocha adaptada, o Wellington também participa da CIA de Danças.

 

Deficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaDeficiência Intelectual Profunda - FisioterapiaDeficiência Intelectual Profunda - Fisioterapia

 


 

A Casas André Luiz é uma instituição que atende gratuitamente cerca de 2.000 pessoas com deficiências intelectuais e físicas, dependentes de cuidados 24 horas por dia. Além disso, muitas não andam e não falam e outras não enxergam e não escutam. 600 delas moram na instituição, algumas há mais de 50 anos. Pela credibilidade e transparência, estamos entre as 100 melhores ONGs do Brasil para se doar.

 

Esses são alguns números que
a Casas André Luiz movimenta todo ano:

Como tratar uma pessoa com deficiênciaAtendimentos e Procedimentos

Como tratar uma pessoa com deficiênciaLeitos para pessoas com deficiências

Como tratar uma pessoa com deficiênciaAtendimentos Ambulatoriais


Como tratar uma pessoa com deficiênciaMedicamentos Utilizados

Como tratar uma pessoa com deficiência Roupas Lavadas

Como tratar uma pessoa com deficiênciaToneladas de Alimentos

Invista nessa causa agora.
0800 11 9012 | 11 3529 5760 ou DOE ONLINE

Dados atualizados em 2017.

 





Ajude »

Colabore com a manutenção dos atendimentos ao deficiente intelectual

 

Deseja ver mais opções de doação?

 

 

 

Galeria de Vídeos »

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 62.220.637/0003-02 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.

Todo o conteúdo do website é de uso exclusivo do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz,
ficando proibida sua reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.
Telefone: (11) 2457-7733
E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br