A atriz Maria Paula e as ferramentas da cultura da paz na sociedade
Notícias Fique por dentro

Maria Paula e a cultura da paz na sociedade


Destaque de agosto, 2021
 

O primeiro passo é o processo mais significativo para qualquer conquista, afinal, é ele que representa a força de vontade necessária para alcançarmos os nossos sonhos. Todo projeto ou iniciativa começa de algum lugar, e até mesmo as grandes pirâmides surgiram graças ao primeiro bloco. Para Maria Paula Fidalgo, Embaixadora da Paz, não foi nada diferente.

A atriz comenta que sua trajetória para promover a saúde e elevar o nível das relações humanas em nossos centros urbanos, proporcionando estratégias à construção de uma cultura de paz, teve início durante uma campanha de aleitamento materno.

Em prol das trabalhadoras

A proposta, que previa o aleitamento exclusivo por seis meses, foi pelo bem-quista pelo Ministério da Saúde. Entretanto, o Ministério do Trabalho não garantia seis meses de licença-maternidade.

A partir daí eu não parei mais. Comecei uma campanha para aumentar a licença-maternidade de quatro para seis meses. Quando assinaram a lei, eu entendi que podia usar minha credibilidade para fazer coisas muito importantes”.

Assista ao depoimento completo de Maria Paula:

Maria Paula trouxe um debate bastante instrutivo sobre a cultura de paz durante a Maratona Fest, organizada pela Casas André Luiz em dezembro de 2020. A atriz citou a importância do vínculo afetivo na transformação do indivíduo, e os caminhos e ferramentas necessárias para mudar a sociedade brasileira.

Aqui na Casas André Luiz, nossos pacientes com deficiências são acolhidos e tratados com muito amor e carinho, e um grupo de profissionais especializados (fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos) está sempre presente para atender a necessidade individual de cada assistido.

Sua contribuição é muito importante para que estes profissionais continuem em sua missão. Seja um elo desta corrente do bem e faça sua doação financeira, ou doe notas e cupons fiscais sem CPF. Alimentos e medicamentos também são muito bem-vindos.

Para agendar a retirada de doações de eletrônicos, equipamentos de informática, móveis, roupas, calçados, brinquedos, geladeiras, máquinas de lavar, sofás, acessórios, artigos de decoração, fogão, cama, mesa, armários, guarda-roupas, tudo precisa estar em bom estado.

Maria Paula: “Queremos tratar a raiz do problema”

Ana Paula Fidalgo

A repercussão positiva de sua militância trouxe frutos. E este foi o primeiro passo de uma caminhada que perdura até hoje, em um momento em que Maria trabalha como uma verdadeira agente da transformação.

“Quando tratamos de paz, queremos tratar a raiz do problema. A gente vai nos lugares onde tem as maiores dificuldades”, comenta a atriz de 50 anos. “A primeira coisa que precisamos fazer é acolher a vítima. Mas não adianta só acolher a vítima, pois também precisamos acolher o agressor para acabar com este ciclo vicioso. A gente só consegue desarmar essa bomba relógio quando ajudamos as pessoas”.

Segundo ela, quem não recebe amor não sabe reagir com amor. Por outro lado, uma pessoa doutrinada desde cedo no caminho do bem é capaz de resolver conflitos sem apelar para qualquer tipo de violência, seja ela física, psicológica ou verbal.

Seja você este sol brilhando dentro de casa, seja você aquela pessoa que está disposta. Se coloque na frente, se responsabilize com um sorriso na cara e saiba que tudo vai dar certo”.

Publicado em: 13/08/21

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br