Tipos de locomoção para pacientes com Deficiências Físicas e Intelectual
Notícias Fique por dentro

Tipos de locomoção para pacientes com Deficiências Físicas e Intelectual


Destaque de dezembro, 2018
 

Confira os tipos de locomoção para pacientes com deficiências físicas e intelectuais.

Atualmente, 328 pacientes possuem independência para se locomover, enquanto 223 necessitam de auxílio. Para estes, o uso de cadeira de rodas, andador, muletas, cadeira leito adaptada ou um transfer se faz necessário.

Pacientes por locomoção

As Casas André Luiz realizam o atendimento especializado e gratuito de 550 pacientes com deficiência física e intelectual na Unidade de Longa Permanência (ULP) localizada em Guarulhos (SP), entre esses pacientes 40% deles necessitam de ajuda para se locomover.

Com o avanço da idade a mobilidade fica reduzida e muitas vezes seriamente prejudicada, aumentando o número de pessoas dependentes do auxílio de um equipamento para se locomover. Todos passam por acompanhamento na Fisioterapia Neuromotora a fim de identificar qual é o recurso mais apropriado para garantir a locomoção adequada.

Os equipamentos auxiliares da mobilidade têm como propósito proporcionar e melhorar as atividades da vida diária de uma pessoa que esteja impossibilitada de andar ou se locomover.

As muletas, andadores e transferes são dispositivos que auxiliam na marcha de pessoas que sintam dificuldades ao andar. Estes aparelhos proporcionam maior liberdade de movimentação e ajudam no equilíbrio, trazendo confiança, segurança e independência, além de reduzirem a carga nas articulações dos membros inferiores.

A cadeira de rodas é um dos equipamentos mais utilizados para o deslocamento de pessoas que apresentam impossibilidade de locomoção temporária ou definitiva dos membros inferiores. É o primeiro passo para a melhoria de qualidade de vida e inclusão na sociedade.

Rodrigo Araujo da Silva, se locomove com transfer

Nascido em 1985, Rodrigo se tornou paciente da ULP em 1989, aos 4 anos de idade. Ele possui deficiência intelectual leve e paraplegia espástica. Recebe atendimento na Educação Física, Fisioterapia Neuromotora, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Rodrigo é membro da Companhia de Dança das Casas André Luiz.

Assista ao vídeo que conta mais sobre a história de Rodrigo
tipos de locomoção para pacientes com deficiências

Maria de Fátima de Oliveira II, se locomove com cadeira de rodas

Com diagnóstico de paraplegia espástica, Fátima nascida em 1969, foi internada aos 4 anos de idade, em 1973. Ela tem variação normal de inteligência e recebe atendimento na Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Ela também participa da Companhia de Dança.

tipos de locomoção para pacientes com deficiências

Branderli Aparecida Santoro, se locomove com andador

Tem variação normal de inteligência, ataxia cerebelar e hemiplegia espástica. Brand nasceu em 1962 e chegou às Casas André Luiz aos 7 anos. Recebe atendimento na Fonoaudiologia e participa do trabalho de habilitação e inclusão da Psicologia, cujo objetivo é obter independência para realizar atividades externas.

Brand também participou do livro Nosso Olhar – Inspirações e Expressões Femininas, o livro conta os relatos de nossas queridas companheiras abrigadas na ULP – Unidade de Longa Permanência, através de mensagens escritas em pranchas confeccionadas no setor de fonoaudiologia. Nosso Olhar emociona e presenteia o leitor com belas palavras repletas de alegria, carinho, amizade e solidariedade.

Adquira o livro


Casas André Luiz recebem Prêmio de 100 Melhores ONGs do Brasil 2018

Reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia com o prêmio Melhores ONGs do Brasil, por ser referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e física, também recebeu o Selo Doar, que certificou a Instituição com conceito A+ de padrão de Gestão e Transparência. As Casas André Luiz é uma das 100 melhores ONGs para se doar do Brasil!

Como doar para as Casas André Luiz:

Além da contribuição financeira, recebemos também notas e cupons fiscais sem CPF, eletrônicos, itens de informática, móveis, roupas, brinquedos, informática, notebooks, computadores, geladeira, máquina de lavar, sofá, calçados, acessórios, fogão, cama, mesa, objetos de decoração, armários e guarda-roupas em bom estado com retirada gratuita. Toda a verba arrecadada com as vendas destes produtos, nos bazares Mercatudo, é revertida para o atendimento especializado e gratuito a mais de 1.700 pessoas com deficiências.

As Casas André Luiz está entre as Melhores Ongs do Brasil: Confira!

Publicado em: 20/12/18

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br