Páscoa Solidária para pacientes das Casas André Luiz
 
Notícias Artigos

Páscoa Solidária nas Casas André Luiz


Destaque de abril, 2014

Existem diversas origens e significados para a Páscoa. Mas, independentemente de qualquer crença, trata-se de um período de renovação, de comemorar a vida e praticar a solidariedade.

Nas Casas André Luiz, a celebração desta data com gostinho de chocolate é muito esperada pelos assistidos da Unidade de Longa Permanência (ULP). Os ovos de Páscoa e os bombons recebidos em doação são entregues na quarta-feira especial, evento mensal em que recebem alguma alimentação diferente.

Para aqueles com diabetes, alergia a algum composto do chocolate, intolerância à lactose ou fenilcetonúria (doença genética) não passarem vontade dessa delícia, são preparados doces com corantes de cor chocolate e extrato de soja. Para os que tem refluxo gástrico, é oferecido em pequena quantidade como um estímulo gustativo, visto que o assistido já está medicado ou em tratamento.

Assista ao vídeo abaixo e entenda o que é disfagia.

Saiba mais

Disfagia é a dificuldade de deglutição ao engolir alimento ou saliva que pode obstruir parcial ou completamente as vias respiratórias, podendo causar desidratação, desnutrição, pneumonia e asfixia.

O paciente disfágico pode receber o chocolate com adaptação de consistência, enquanto com os que se alimentam através da dieta enteral (infusão de dieta líquida administrada por meio de uma sonda colocada no estômago ou no intestino), é realizada estimulação gustativa para que sinta o sabor e o cheiro do chocolate.

Benefícios do chocolate para a saúde

Descobertas científicas relatam que o consumo moderado oferece diversos benefícios. Quanto mais cacau na iguaria, melhor.

Pressão arterial: o chocolate amargo melhora o fluxo arterial, diminui a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos além de contribuir na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL).

Gravidez: ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia (elevação da pressão arterial). O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio amargas, pode ser o responsável pelo benefício.

Coração: o consumo do chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Cientistas descobriram que um composto chamado epicatequina protege as células nervosas.

Humor: o chocolate contém a substância conhecida como feniletilamina. Quando ingerida, manda de fato o mau humor embora.

Publicado em: 07/04/14

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br