Nossa História

Atendimento especializado e gratuito à pessoa com deficiência

O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, foi fundado em 28 de janeiro de 1949.

Instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que por orientação espiritual optou pelo atendimento gratuito a pessoas com deficiência intelectual.

Nos seguintes graus de comprometimento: leve, moderado, grave e profundo com ou sem deficiência física associada.

Contando inicialmente com atendimento para 15 crianças carentes com deficiência intelectual, em uma residência na cidade de Guarulhos,  logo se sentiu a necessidade de ampliar o espaço em razão da enorme procura da sociedade. Assim, no ano de 1959, foi adquirido um terreno de 70.000 m², onde foram construídas as 4 Unidades hoje existentes, respectivamente nos anos de 1962, 1964, 1968 e 1974.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor o perfil de quem atendemos.

Atualmente são atendidos mais de 2.000 pacientes, dos quais 530 são residentes na Unidade de Longa Permanência (ULP) e os demais em regime ambulatorial.

Na ULP, os pacientes necessitam de cuidados por toda a vida, 80% deles são casos graves, e mais de 50% são acamados e/ou cadeirantes, já no Ambulatório são realizados aproximadamente 2.000 atendimentos por mês a pacientes da comunidade, de forma que podem recebê-lo com qualidade e continuar partilhando do convívio familiar e social.

Ao paciente interno é fornecido todo atendimento médico especializado para cada particularidade, dividido em 16 Especialidades Médicas, terapias de Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia Neuromotora e Cardiorrespiratória, e às atividades interdisciplinares de Educação Física e Terapia Ocupacional, geram qualidade de vida ao paciente, missão essa estabelecida pela Instituição além de medicação, vestimenta e alimentação. A Casas André Luiz é referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual dentro do Estado de São Paulo.

É compromisso da Instituição protegê-las por meio de ações terapêuticas, promovendo a sua inclusão social e sensibilizando as pessoas a respeitarem seu direito de ter uma vida mais justa e igualitária.

Casas André Luiz, 74 anos Superando Desafios!


  • Veja na íntegra, a emocionante história dos mais de 70 anos da Casas André Luiz. Pessoas inspiradas projetaram levar ajuda à famílias extremamente pobres, crianças órfãs e abandonadas, no entanto a verdadeira vocação não era essa, mas, assistir com carinho e cuidado crianças deficientes intelectuais. CLIQUE AQUI.

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br