Como está a rotina dos pacientes durante a quarentena em prevenção à COVID-19?
Destaque de agosto, 2020
Unidade de Longa Permanência
Os pacientes têm, em sua maioria, perfil de deficiência intelectual grave ou profunda, dificuldades de locomoção e idade avançada. Portanto, o convívio em suas casas, junto aos seus familiares, é inviável. São pessoas que dependem de auxílio profissional para executar ações básicas como realizar a higiene pessoal, alimentar-se ou locomover-se.
Na ULP, vivem mais de 550 pacientes em regime de internação, logo os atendimentos não foram interrompidos por completo, porém receberam adequações. Veja a seguir.
Psicologia
Foram mantidas as terapias individuais, mas apenas com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tanto pelo profissional, quanto pelos pacientes;
As terapias em grupo foram suspensas;
As atividades na sala de inclusão digital foram mantidas, porém com menor fluxo de pacientes e também sob a condição de utilização de EPIs;
As atividades profissionalizantes (Atividade Instrumental de Vida Diária – AIVD) foram canceladas;
Iniciou-se a conscientização dos pacientes participantes do atendimento em grupo “Nada sobre Nós Sem Nós” sobre a pandemia;
Foram canceladas as Oficinas de Inclusão Digital e Arte Livre;
Canceladas as atividades festivas em grupo;
Continuidade da Oficina Semear com o paciente Sidnei, devido a sua dificuldade de se manter em isolamento social;
Iniciou-se o atendimento aos funcionários de Reabilitação, auxiliando-os a lidar com as dificuldades consequentes da quarentena.
Serviço Social
Ampliação das atividades de chamadas de vídeo entre pacientes e padrinhos;
Reabilitação
Devido à rotatividade dos profissionais de saúde (por férias, carga horária reduzida, licença e afastamento), a equipe está em constante treinamento de prevenção à COVID-19;
Distribuição de máscaras aos colaboradores para uso contínuo nas dependências da Instituição, além de somente durante os atendimentos.
Ambulatório de Deficiências
Os atendimentos foram suspensos, mas os profissionais estão trabalhando constantemente em atividades que podem ser realizadas em casa, com a ajuda dos familiares, para que a evolução dos 1.200 pacientes atendidos não seja comprometida durante este período.
Casas André Luiz recebem Prêmio de 100 Melhores ONGs do Brasil 2018
Reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia com o prêmio Melhores ONGs do Brasil, por ser referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e física, também recebeu o Selo Doar, que certificou a Instituição com conceito A+ de padrão de Gestão e Transparência. As Casas André Luiz é uma das 100 melhores ONGs para se doar do Brasil!
Como doar para as Casas André Luiz:
Além da contribuição financeira, recebemos também notas e cupons fiscais sem CPF, eletrônicos, itens de informática, móveis, roupas, brinquedos, informática, notebooks, computadores, geladeira, máquina de lavar, sofá, calçados, acessórios, fogão, cama, mesa, objetos de decoração, armários e guarda-roupas em bom estado com retirada gratuita. Toda a verba arrecadada com as vendas destes produtos, nos bazares Mercatudo, é revertida para o atendimento especializado e gratuito a mais de 1.700 pessoas com deficiências.
As Casas André Luiz está entre as Melhores Ongs do Brasil: Confira!