Notícias Fique por dentro

Assistido tetraplégico das Casas André Luiz lança livro sobre a arte de viver


Destaque de agosto, 2015
 

Essa é a história de vida de José Roberto Bueno, nascido em maio de 1961, hoje com 54 anos, e foi internado nas Casas André Luiz aos 7 anos. No seu corpo, ao longo do tempo, foram aparecendo limitações que prejudicaram o exercício de sua autonomia e cidadania de forma integral. Seus movimentos de braços e mãos são muito limitados, muitas vezes contidos em sua cadeira de rodas.

Ele não anda, suas pernas estão atrofiadas pelo tempo e pela pouca mobilidade, sua comunicação ocorre através de expressões faciais e de uma prancha de comunicação alternativa, já que não fala por apresentar alterações neurológicas dos processos articulatórios e de voz.

Em seus últimos anos, com o envelhecimento natural do ser humano e por complicações de saúde, passou a fazer uso de gastrostomia, sendo privado da alimentação via oral por indicação médica ao apresentar repetidas pneumonias aspirativas, fazendo uso também de traqueostomia.

Seu diagnóstico é de tetraplegia espásmica. Apesar de todas as limitações físicas e sensoriais, muitas marcas e experiências emocionais foram construídas ao longo da vida de Bueno, como o chamamos. Assistido da Unidade de Longa Permanência (ULP), ele superou as prisões corporais, e mesmo emocionais, mas “asas” foram acopladas à sua imaginação e pensamento.

Bueno demonstra noção de realidade, entendimento do meio em que vive e de suas condições, ainda que seu raciocínio tenha sido construído em uma vida de institucionalização e privações.

Apesar de suas vivências terem sido a maior parte em um ambiente parecido com hospital, o tempo foi seu aliado e contribuiu para que muitas reflexões fossem compondo esse ser humano especial, diferente e ímpar, ousamos dizer, um ser humano sensacional, que nos ensina o valor à vida.

As palavras foram emprestando significados às suas dores, alegrias, satisfações e insatisfações, e Bueno transformou tudo em pensamentos, em “poesias”, porque o jeito mais fácil de estar em todos os lugares e perto de todos, sem dúvida foi sua intenção de comunicar seus pensamentos.

Palavras ganham forma, são transcritas através de seu “olhar” sobre a prancha de comunicação alternativa e compõem “poemas”, crônicas, textos que expressam seu ser em sua mais íntima verdade.

Desnudam o português em suas regras, ultrapassam a poética e a semântica de nossa língua, apresentam sentimentos, transmitem ideias e são desprendidas de julgamentos e preconceitos.

​Confira as fotos do lançamento da obra:


Me leva que eu vou

Uma história de amor à vida

Apenas R$20,00*

*Ou 20% de desconto na compra de 3 itens

Publicado em: 21/08/15

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Assuntos Relacionados

Doe Leite, Doe Vida
Destaque de 6 março, 2025


Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz: 76 Anos
Destaque de 28 janeiro, 2025


Festa de Ano Novo na Casas André Luiz
Destaque de 15 janeiro, 2025


Casas André Luiz no Jornal da Band
Destaque de 27 dezembro, 2024


Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br