Notícias Fique por dentro

Heródoto Barbeiro fala sobre Fake News


Destaque de março, 2021
 

Hoje em dia, segundo o jornalista e historiador Heródoto Barbeiro, todos nós somos receptores e emissores graças ao telefone celular, mais especificamente devido as funções cada vez mais abrangentes e intuitivas dos Smartphones.

De onde vem toda essa informação?

“Eu, você, ou qualquer cidadão que tenha livre acesso a isso daqui (celular), pode transmitir informações, seja uma foto de casamento, de aniversário, um vídeo, um acontecimento na rua. Então, nós nos transformamos nos emissores de informações”, afirma o jornalista.

Porém, isso não é algo ruim. Muito pelo contrário. Na verdade, esta é uma grande ferramenta para aproximar pessoas e compartilhar conhecimento. Todavia, o uso indevido deste meio de comunicação popular propicia a disseminação de informações falsas e incorretas.

Assista ao depoimento completo do jornalista Heródoto Barbeiro:

A Maratona Fest, organizado pelas Casas André Luiz em dezembro de 2020, reuniu celebridades, música e muita informação para promover o valoroso trabalho realizado ao longo dos 70 anos desde a criação da Instituição. O jornalista Heródoto Barbeiro participou da festa e é um dos principais apoiadores da causa.

Sua contribuição é muito importante para que nossos assistidos continuem a ultrapassar fronteiras e obstáculos. Faça parte deste movimento pelo bem e faça sua doação financeira, ou doe notas e cupons fiscais sem CPF. Alimentos e medicamentos também são muito bem-vindos.

Para agendar a retirada de doações de eletrônicos, equipamentos de informática, móveis, roupas, calçados, brinquedos, geladeiras, máquina de lavar, sofá, acessórios, artigos de decoração, fogão, cama, mesa, armários, guarda-roupas, tudo precisa estar em bom estado.

Heródoto Barbeiro: “Fake News não é exclusividade da era digital

Conforme explica o jornalista, Fake News não é só trocar o nome do rio, uma vez que o termo em inglês está diretamente associado ao fato de espalhar mentiras, difamar ou atacar alguém. E quem contribui para espalhar este tipo de conteúdo — ou seja, aqueles que não se preocupam em averiguar a fonte da informação nos veículos de comunicação de maior credibilidade —, acabam por contribuir com este efeito que tanto prejudica o nosso país.

(O celular) É um símbolo de cidadania se nós soubermos usar, mas ele pode também pode ser um instrumento da ditadura ou da inverdade”.

Heródoto Barbeiro

Heródoto comenta que o ato de divulgar mentiras por meio de algum veículo de comunicação não é fruto do celular. Em 1922, determinado candidato à presidência no Brasil estava prestes a assumir como representante máximo do Poder Executivo, porém, publicaram uma carta do candidato atacando o exército. Assim que a edição chegou às bancas, o exército ameaçou um golpe militar no país. No final das contas, depois de comprovada a inveracidade do ocorrido, o jornal precisou desmentir a informação.

Publicado em: 16/03/21

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Assuntos Relacionados

Doe Leite, Doe Vida
Destaque de 6 março, 2025


Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz: 76 Anos
Destaque de 28 janeiro, 2025


Festa de Ano Novo na Casas André Luiz
Destaque de 15 janeiro, 2025


Casas André Luiz no Jornal da Band
Destaque de 27 dezembro, 2024


Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br