Notícias Artigos

Saiba como defender os direitos de crianças e adolescentes em casos de bullying


Destaque de novembro, 2015

O Conselho Tutelar é um órgão municipal composto por, no mínimo, cinco conselheiros eleitos pela comunidade. A sua missão é cuidar dos direitos das crianças e dos adolescentes, cobrando medidas da Prefeitura quando esses direitos são violados e denunciados.

A responsabilidade do Conselho não se limita às crianças, mas também precisa aconselhar pais e responsáveis. É de extrema importância que as pessoas entrem em contato com o Conselho Tutelar sempre que crianças ou adolescentes estiverem em situação de risco.

O bullying é um tipo de violência que desrespeita os direitos da criança e adolescentes. É um termo utilizado para descrever atos de agressão física ou psicológica, causados de forma intencional e repetida, praticados por uma pessoa ou um grupo de pessoas.

O bullying é um problema mundial e as vítimas desse mal carregam marcas por toda a sua vida. Todos acabam sujeitos a essa violência, mas as crianças e adolescentes com deficiência intelectual sofrem ainda mais, pois é ainda mais difícil para as pessoas lidarem com a situação. Nas ruas, na vizinhança e até mesmo na escola ocorrem muitos casos de bullying contra pessoas com deficiências.

Se você também conhece alguém com esse perfil, ensine e cuide, evitando que o bullying continue acontecendo. É mais que necessário o apoio para a criança dentro de casa. E vale sempre lembrar que, ao presenciar um abuso contra crianças ou adolescentes com deficiência intelectual, contate o Conselho Tutelar.

Publicado em: 17/11/15

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br