As Casas André Luiz trabalham há 67 anos no tratamento de pessoas com deficiência intelectual. Somente na Unidade de Longa Permanência (ULP) são mais de 600 pacientes internados, cuja vida toda depende do trabalho dos colaboradores e voluntários da Instituição.
Mais da metade desses pacientes tem a mobilidade reduzida ou completamente inexistente. Para eles, é extremamente necessário o uso de cadeiras d\e rodas e cadeiras adaptadas. E a importância disso vai muito além do que podemos imaginar.
A deficiência intelectual não é, por regra, vinculada à nenhuma deficiência física, porém o paciente acaba sofrendo por conta das diversas limitações e do grau da deficiência. O paciente tem o dobro das funções afetadas por conta da má postura, podendo afetar a integridade da pele, a evolução da sua mobilidade, a comunicação, o autocuidado, a autoestima e a socialização. A má postura, por exemplo, ao longo dos anos pode ocasionar deformidades, restrição de movimentos, rigidez e ainda comprometer o desenvolvimento emocional e intelectual.
A adequação postural é mais que necessária e, diferentemente de uma pessoa comum, o paciente com deficiência intelectual só consegue essa adequação através de um instrumento que funcione como extensão corporal e que, nesse caso, se trata da cadeira de rodas. Para muitos, é a única solução.
Somente na ULP existem mais de 300 cadeiras em uso, incluindo leitos adaptados, cadeiras motorizadas e cadeiras comuns. A manutenção dessas cadeiras precisa ser constante e, quando há a necessidade de substituição, deve ser imediata, pois a falta do equipamento pode comprometer o atendimento ao paciente.
Para conseguir manter o atendimento sem nenhum tipo de interrupção, as Casas André Luiz contam sempre com a ajuda de parceiros que entendem a importância dessa ação e, para isso, surgiram projetos voltados para esse fim.
“Troca Solidária – Expansão”, uma parceira das Casas André Luiz com a Expansão – Tecnologia Terapêutica Dinâmica, empresa paulista que desenvolve tecnologias e soluções terapêuticas focadas na inclusão social e da qualidade de vida dos clientes, que é uma das principais fornecedoras da Instituição durante quase uma década, vai acontecer durante todo o mês.
Nessa campanha, uma cadeira de rodas usada vale R$500,00 na compra de um novo modelo de cadeira da Expansão, que será doada para as Casas André Luiz. Para participar, qualquer pessoa física pode ir na sede da Expansão, na Rua Visconde de Inhomerim, 455 – Mooca/SP e doar a cadeira antiga. Para mais informações, acesse o site da Expansão aqui.
Um outro projeto foi da G4S Brasil, braço nacional de uma das maiores empresas de segurança do mundo, que só aqui emprega mais de 20.000 funcionários, que participou de uma ação social, em parceria com o Rotary Club de Araras, junto com seus colaboradores para a doação de uma cadeira de rodas para as Casas André Luiz.
O projeto “Lacre Solidário”, do Rotary Club, foi iniciado em 2011 e, ao longo desse tempo, conseguiu mais de 10 cadeiras de rodas para instituições da região de São Paulo e do interior do estado. O projeto é, também, uma atitude sustentável por parte dos envolvidos, pois consiste na coleta de 140 garrafas pet cheias de lacres de latas de alumínio.
Essas garrafas com lacres foram coletadas pela empresa, encaminhadas ao Rotary e trocadas por uma cadeira de rodas. A representante da G4S, Gabriela Fernanda Prado, veio entregar a cadeira em mãos, e ainda visitou as Unidades e conheceu alguns pacientes, entre eles o José Roberto Bueno, autor do livro “Me Leva que eu Vou”, escrito graças à comunicação alternativa.
Publicado em: 12/04/16
© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br