Responsabilidade Social
Atendimento especializado e gratuito à pessoa com deficiência
Investir no social, uma das facetas da responsabilidade social, é investir recursos em ações de saúde, educação, cultura e lazer, ou seja, dar atenção ao bem-estar e a realização dos funcionários, a qualidade de vida da comunidade, o relacionamento ético com fornecedores e governos, ser transparente em sua comunicação e preservar o meio-ambiente.
Uma das formas de investimento é a adoção de projetos sociais sérios, para a expansão ou manutenção de Instituições já consolidadas na sociedade, como a Casas André Luiz.
Além de fazer o investimento, é necessário criar a consciência da responsabilidade social em toda a sociedade, divulgando sua ação social no mercado, diferenciando-se pelo uso de selos, logos ou símbolos disponibilizados pela Instituição.
Seja uma empresa socialmente responsável. Não fique fora dessa!
Vetores da Responsabilidade Social Empresarial
- Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua.
- Preservação do meio ambiente.
- Investimento no bem estar dos funcionários e seus dependentes, em um ambiente de trabalho agradável.
- Comunicação transparente.
- Retorno aos acionistas.
- Sinergia com parceiros.
- Satisfação dos clientes e/ou consumidores.
Fatores que impulsionam as Empresas à Responsabilidade Social Empresarial
- Enormes carências sociais do país
- Crescente grau de organização de nossa sociedade especialmente do terceiro setor
- A ação social dos concorrentes
- A divulgação crescente dos meios de comunicação sobre as ações sociais das empresas
- Crescimento das expectativas das comunidades e dos funcionários sobre o engajamento social empresarial
Vantagens para as empresas que praticam Responsabilidade Social Empresarial
- Fortalecimento da imagem corporativa
- Popularidade dos seus dirigentes que possuem elevado senso de responsabilidade social
- Mais disposição dos fornecedores, distribuidores, representantes em realizar parceria com a empresa
- Maiores vantagens competitivas – marca mais forte e mais conhecida
- Fidelidade dos clientes atuais
- Possibilidade de conquistar novos clientes
- Maior apoio, motivação, lealdade e melhor desempenho dos funcionários e parceiros
- Visão humanista da “ajuda aos mais necessitados”
- Deduzir recursos investidos em ação social do imposto de renda
- Adequação a NBR-16.001 – Norma Brasileira de Responsabilidade Social, lançada em dezembro de 2004 pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
- Adequação a ISO-26.000 – norma internacional de responsabilidade social criada e desenvolvida pelo International Organization for Standardization, publicada no final de 2010. O documento tem como objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade
Divulgação do investimento Social
- Criar diferenciação entre os concorrentes, destacando-se
- Estimular a venda
- Criar consciência de um consumo comprometido com a sociedade
- Os consumidores estão mais cientes e têm uma participação mais ativa e cidadão consumidor está deixando de ser apenas um cliente, mas consciente de compor um público que é afetado e tem interesse pelas decisões das empresas, por meio de suas decisões cotidianas de compra, exerce um papel de consumidor cidadão.