Notícias Fique por dentro

Bota pra Plantar mistura reciclagem e arte em único projeto


Destaque de junho, 2021
 

GUARULHOS – Sílvio Boreggio, jardineiro da Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz, viu uma oportunidade florescer em meio aos objetos que já haviam cumprido seu propósito, e aproveitou da matéria-prima disponível para criar o Bota pra Plantar, um projeto criativo que reaproveita botas de plástico descartadas, promove a arte entre os pacientes com deficiências e ainda planta mudas de suculenta.

“Eu fiz o curso técnico em Paisagismo na ETEC – Martinho di Ciero, na cidade de Itu, e minha intenção era trabalhar com reciclagem, plantação e arte em um projeto unificado”, comenta Sílvio, que também cuida do processo de compostagem da Instituição, uma área reservada para criar o adubo da horta mantida pelos próprios assistidos.

“Pode parecer um trabalho simples, mas confesso que precisei de bastante ajuda para esboçar um plano que envolvesse os pacientes e oferecesse a oportunidade deles se expressarem por meio da pintura. A Rafaela Bernardes, analista de Recursos Humanos, me ajudou bastante. Sem ela, eu não conseguiria colocar o projeto em prática”.

Bota pra Plantar é ação, ressignificação e reciclagem

Ressignificar é verbo transitivo direto de importância e peso, maior do que qualquer definição discriminada nos dicionários da língua portuguesa.  Ressignificar prega a mudança de costumes e conceitos, transforma gêneros e é processo fundamental para a preservação da natureza.

A reciclagem é a ressignificação do lixo, das embalagens de plástico, dos potes de vidros que utilizamos em casa, e a modificação de tudo aquilo que é comumente descartado em algo muito mais especial.

As botas do Bota pra Plantar foram higienizadas e ganharam uma camada de verniz. Depois, foram encaminhadas aos profissionais da Terapia Ocupacional. Os pacientes, na sequência, adicionaram aquele toque de cor, amor e criatividade para concluir parte do processo.

Enquanto isso, Sílvio Boreggio achou um palete e outros materiais recicláveis para expor as botas, ou melhor, os vasos decorados e suas mudas de suculenta. O painel está localizado na entrada da Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz e é exemplo do compromisso tanto dos colaboradores quanto dos pacientes de que é possível preservar a natureza com simples gestos.

Publicado em: 22/06/21

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Assuntos Relacionados

Doe Leite, Doe Vida
Destaque de 6 março, 2025


Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz: 76 Anos
Destaque de 28 janeiro, 2025


Festa de Ano Novo na Casas André Luiz
Destaque de 15 janeiro, 2025


Casas André Luiz no Jornal da Band
Destaque de 27 dezembro, 2024


Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br