Notícias Artigos

Dança nas Casas André Luiz: aquilo que somos, não aquilo que temos


Destaque de novembro, 2016

A Companhia de Dança das Casas André Luiz surgiu em 1992, marcada pelo simples desejo de colocar “corpo-mente / coração-emoção” em movimento, além da necessidade de mostrar a “eficiência na deficiência”. Dançar, ou simplesmente se movimentar através do estímulo sonoro, é demonstrar, além do movimento em si, o sentimento, a emoção e a capacidade de criar. Esta atividade tem grande importância para os praticantes, promovendo sua inclusão social. No programa de atividades corporais com finalidade terapêutica existe ainda o aspecto de fornecer caminhos para a reabilitação e condicionamento para atividades de vida diária.

Nos últimos meses, a Companhia fez muitas apresentações dentro e fora da Instituição. Escolas, faculdades, instituições e eventos promovidos pelas próprias Casas André Luiz. Só no mês de novembro houve duas apresentações da Cia., uma durante o evento Guerra de Robôs, da Faculdade Anhaguera, na unidade de Guarulhos, onde também foram arrecados mais de meia tonelada de alimentos em doação. Também teve a apresentação da Cia de Dança no Instituto LBV, em São Paulo, que ainda contou com um bazar em que produtos produzidos pelos nossos pacientes foram vendidos.

A Cia de Dança passou por reformulações e adaptações. Hoje conta com cadeiras especiais para a dança, com um trabalho físico de apoio para fortalecimento muscular e amplitude de movimento, novas coreografias, músicas diversas e um figuro jovial e adequado às situações ao qual se apresentam. Essas mudanças naturais ao longo do tempo geraram reconhecimento fora das Casas André Luiz, inspirando projetos até fora do país.

Companhia de dança | Casas André Luiz

A atividade corporal, rítmica e coreográfica tem como objetivos proporcionar ao indivíduo melhora na qualidade de vida de um modo global e melhora das condições físicas e de saúde; pois favorece o desenvolvimento e/ou aprimoramento dos aspectos afetivos sociais, cognitivo, psicomotor, emocional, mobilidade física, equilíbrio e comunicação; além de estimular a criatividade e autonomia.

Este trabalho contribui ainda para a melhoria da autoestima e favorece a inclusão social. O programa de atividades corporais tem finalidade terapêutica, tendo como aspecto principal fornecer caminhos para a habilitação e reabilitação e para atividades de vida diária.

A Companhia de Dança das Casas André Luiz é um dos projetos de maior sucesso com nossos pacientes. Você pode ver as fotos das últimas apresentações no Facebook.

Publicado em: 24/11/16

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br