Bota pra Plantar mistura reciclagem e arte em único projeto
Notícias Fique por dentro

Bota pra Plantar mistura reciclagem e arte em único projeto


Destaque de junho, 2021
 

GUARULHOS – Sílvio Boreggio, jardineiro da Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz, viu uma oportunidade florescer em meio aos objetos que já haviam cumprido seu propósito, e aproveitou da matéria-prima disponível para criar o Bota pra Plantar, um projeto criativo que reaproveita botas de plástico descartadas, promove a arte entre os pacientes com deficiências e ainda planta mudas de suculenta.

“Eu fiz o curso técnico em Paisagismo na ETEC – Martinho di Ciero, na cidade de Itu, e minha intenção era trabalhar com reciclagem, plantação e arte em um projeto unificado”, comenta Sílvio, que também cuida do processo de compostagem da Instituição, uma área reservada para criar o adubo da horta mantida pelos próprios assistidos.

“Pode parecer um trabalho simples, mas confesso que precisei de bastante ajuda para esboçar um plano que envolvesse os pacientes e oferecesse a oportunidade deles se expressarem por meio da pintura. A Rafaela Bernardes, analista de Recursos Humanos, me ajudou bastante. Sem ela, eu não conseguiria colocar o projeto em prática”.

Bota pra Plantar é ação, ressignificação e reciclagem

Ressignificar é verbo transitivo direto de importância e peso, maior do que qualquer definição discriminada nos dicionários da língua portuguesa.  Ressignificar prega a mudança de costumes e conceitos, transforma gêneros e é processo fundamental para a preservação da natureza.

A reciclagem é a ressignificação do lixo, das embalagens de plástico, dos potes de vidros que utilizamos em casa, e a modificação de tudo aquilo que é comumente descartado em algo muito mais especial.

As botas do Bota pra Plantar foram higienizadas e ganharam uma camada de verniz. Depois, foram encaminhadas aos profissionais da Terapia Ocupacional. Os pacientes, na sequência, adicionaram aquele toque de cor, amor e criatividade para concluir parte do processo.

Enquanto isso, Sílvio Boreggio achou um palete e outros materiais recicláveis para expor as botas, ou melhor, os vasos decorados e suas mudas de suculenta. O painel está localizado na entrada da Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz e é exemplo do compromisso tanto dos colaboradores quanto dos pacientes de que é possível preservar a natureza com simples gestos.

Publicado em: 22/06/21

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br