Notícias Fique por dentro

Gebaldo, paciente da Casas André Luiz, é torcedor fanático do Palmeiras


Destaque de outubro, 2021
 

ATUALIZADO EM 04/10/2021

O palmeirense Gebaldo realizou o sonho de conhecer o Allianz Parque e o goleiro Weverton Pereira na última sexta-feira (1). Durante visita, nosso querido Gê entrou nos bastidores do estádio e ainda ganhou camiseta e luvas autografadas pelo grande ídolo que defende o gol do Palmeiras e da Seleção Brasileira de Futebol.

Quanta emoção 💚🐷

Um agradecimento especial ao Weverton Pereira, pela simpatia e disponibilidade em atender esse pedido, ao pessoal do Allianz Parque e do Palmeiras por todo o suporte, e à equipe de reportagem do Globo Esporte.

Conheça a história completa

SÃO PAULO — Dizem os bons costumes que não se pode misturar política e religião. Futebol, então, nem pensar, uma vez que o esporte envolve muita política nos bastidores e é considerado uma verdadeira religião para os milhares de torcedores ao redor do mundo. O paciente com deficiências Gebaldo dos Santos (47), acolhido pela Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz desde os 6 anos de idade, é mais um brasileiro fanático pelo mundo da bola. Para ele, Palmeiras no céu e o goleiro Weverton Pereira na terra, ou melhor, no gol, para auxiliar a equipe alviverde em busca de novos títulos e conquistas.

Gebaldo foi diagnosticado com deficiência intelectual leve e síndrome Guillain-Barré, doença rara em que o sistema imunológico do corpo ataca os nervos e compromete a movimentação dos membros superiores e inferiores. Porém, graças ao andador ortopédico com rodas, adaptado para lhe garantir mais liberdade e autonomia, o palmeirense visita o prédio administrativo da Casas André Luiz para conversar com os colaboradores sobre seu assunto favorito: futebol, é claro.

Ele está sempre presente na nossa rotina, e aparece logo cedo, depois de tomar banho e café da manhã”, afirma Emerson Tadeu Magalhães, coordenador do Departamento Financeiro da Casas André Luiz. “É sempre um grande prazer recebê-lo em nosso setor. A gente conversa sobre os lances polêmicos dos jogos, os grandes ídolos do futebol e até brinca quando o verdão perde. A brincadeira é sadia e ele entende muito bem que perder também faz parte”.

Gabriely Reynaldi, psicóloga do palmeirense, comenta que Gebaldo é sociável e possui um espírito de liderança forte, além de estratégias funcionais desenvolvidas para melhorar o seu dia a dia: “Estas estratégias funcionam muito bem para expandir sua interação, tanto com os colegas de quarto quanto com os colaboradores da Instituição. É uma ferramenta bastante útil, principalmente na hora de brincar quando o time rival perde, ou para defender o time do coração após uma derrota”.

Emerson é corinthiano, mas a rivalidade histórica entre torcida e equipe não existe na ULP. Pelo contrário. “Eu imprimo o escudo do Palmeiras para o Gebaldo pintar e coloco os jogos antigos do verdão para ele assistir no computador. Ele fica todo feliz, e anota cada resultado em seu caderninho. Este tipo de coisa não tem preço”.

Gebaldo é fanático pelo Palmeiras e sonha em conhecer o goleiro Weverton Pereira

Gebaldo é pura paixão e devoção

Mesmo com dificuldade em articular as palavras, Gebaldo aponta para a tela do computador e fala se gosta mais ou menos de determinado jogador. Na verdade, é difícil encontrar alguém que desagrade o torcedor, feliz da vida depois da vinda do técnico português Abel Ferreira para comandar o elenco, porém, seu rosto ilumina por completo quando a foto do goleiro Weverton aparece ao lado dos companheiros de equipe.

Essa paixão pelos goleiros do Palmeiras começou com o Fernando Prass. Depois, passou para o Jailson Marcelino. Agora, Weverton é seu novo ídolo. Ele (Gebaldo) comemora cada defesa como se fosse um gol. E isso é muito legal, porque, geralmente, a torcida vibra com o desempenho dos atacantes”, acrescenta Emerson.

O sonho do Gebaldo é simples: conhecer o estádio Allianz Parque e, quem sabe, o ídolo Weverton. Visitar a casa do time alviverde já estava nos planos dos amigos, que arrecadaram a quantia necessária para custear o transporte e o ingresso. Porém, com o avanço da pandemia de COVID-19 e a restrição do público nos estádios, a visita precisou ser adiada.

Enquanto isso, Gebaldo espera e continua sua rotina: veste a camiseta e a calça com o símbolo do verdão logo nas primeiras horas da manhã, sem esquecer a máscara de proteção e o andador, ambos personalizados com o escudo do Palmeiras, e sai do quarto com saúde e bem-estar para aproveitar mais um dia de plenitude na Unidade de Longa Permanência.

Saiba como doar

Para doar, o interessado pode entregar sua doação tanto nas unidades da Casas André Luiz nas cidades de Guarulhos ou São Paulo. Há também a possibilidade de contribuir online. Basta acessar o site da campanha Necessidades Emergenciais para conhecer todas as opções disponíveis.

Endereços

Casa André Luiz (Unidade de Longa Permanência)

Avenida André Luiz, nº 723, Picanço

Guarulhos / SP

Telefone: (11) 2457-7733

Casa André Luiz (Ambulatório de Deficiências)

Rua Vicente Melro, nº 878, Vila Galvão

Guarulhos / SP

Telefone: (11) 2452-4033


Telefones (Whatsapp)

Grande São Paulo: (11) 95427-3700

PIX (CNPJ): 62.220.637/0001-40

Doação virtual pelo site da Casas André Luiz

Publicado em: 02/10/21

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Assuntos Relacionados

Doe Leite, Doe Vida
Destaque de 6 março, 2025


Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz: 76 Anos
Destaque de 28 janeiro, 2025


Festa de Ano Novo na Casas André Luiz
Destaque de 15 janeiro, 2025


Casas André Luiz no Jornal da Band
Destaque de 27 dezembro, 2024


Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br