Golpistas usam nome de instituição de caridade para ganhar dinheiro
Notícias Fique por dentro

Golpistas usam nome de instituição de caridade para ganhar dinheiro


Destaque de fevereiro, 2022
 

Perfis falsos em redes sociais usam o nome da Casas André Luiz para pedir doações e vender mercadorias inexistentes

GUARULHOS — À primeira vista, o perfil que usa a imagem do Mercatudo Casas André Luiz, bazar beneficente que contribui para o atendimento especializado e gratuito oferecido a mais de 1.700 pacientes com deficiências, engana. O logo é idêntico, o mesmo usado tanto no site quanto nas redes sociais, e o nome é parecido, quase igual… quase.

Um olhar mais preciso revela detalhes e erros ortográficos suficientes para acender um sinal de alerta. Primeiro, a URL que usa o nome da Casas André Luiz — ou melhor, apenas André Luiz — para vender produtos por um valor reduzido não condiz com o nome do próprio perfil.

Outra questão de suma importância aparece no texto descritivo da página. O indivíduo, que não é colaborador, doador, voluntário, tampouco integrante de uma das Empresas Iluminadas, afirma trabalhar na El Emprendedor, empresa de notícias localizada em Guayaquil, no Equador.

A fraude, por sua vez, é simples, certeira e eficaz. O usuário anuncia mercadorias por um preço muito abaixo do comumente encontrado no varejo. São móveis antigos, aparadores, cadeiras, cômodas, e eletrodomésticos, como geladeiras e fogões. Tudo em perfeito estado. A combinação perfeita de custo e benefício.

O vendedor faz sua parte para fechar o negócio; é atencioso e solicito ao explicar as garantias e sua idoneidade, e reforça o discurso de que atua há seis anos no mercado com a benevolente missão de ajudar em busca do menor preço, além de entregar as mercadorias em todas as regiões. Porém, a simpatia e a prontidão acabam de vez quando a transferência do dinheiro acontece.

Lourdes — novo fictício de uma consumidora que caiu no golpe — afirma que o preço da geladeira chamou sua atenção. “Confesso, foi falta de atenção da minha parte. Fui motivada pela urgência da oportunidade. O vendedor, sempre muito simpático, me disse que a geladeira era peça única e que havia outras duas pessoas interessadas no produto. Caso realizasse a compra naquele momento, ele conseguiria, inclusive, um desconto. Fiz a transferência, ele prometeu entregar e depois nunca mais apareceu”.

Fraudes on-line crescem em tempos de pandemia

Há um número alarmante de golpes e fraudes no ambiente digital, uma situação crescente e recorrente graças a popularização das atividades bancárias on-line, como a transferência pela modalidade PIX, e a comodidade oferecida pelo comércio eletrônico.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve crescimento de 165% nos golpes de engenharia social no primeiro semestre de 2021 em comparação com o segundo semestre de 2020, uma artimanha usada pelas quadrilhas para extrair o número do cartão, senhas, dados pessoais, e clonar o perfil das pessoas para pedir dinheiro aos amigos e familiares.

Anelise Ramos Pinto, coordenadora de Comunicação e Marketing da Casas André Luiz, comenta que a equipe denunciou o perfil na categoria “Conta Falsa” do Facebook, porém, a requisição não foi aceita. “Recebemos a mensagem de que o usuário não seria apagado, bloqueado ou removido, mesmo com todos os indícios de que o perfil é, realmente, falso. Segundo a rede social, a tecnologia da plataforma não notou nada capaz de comprovar a denúncia”.

“Acionamos o nosso Departamento Jurídico e faremos Boletim de Ocorrência para registrar o caso. Também iniciamos campanha nas redes sociais para alertar os nossos seguidores, reiterando sobre a importância de usar somente os canais de comunicação oficiais da Instituição.

A Casas André Luiz e o Mercatudo fazem um apelo, e pedem para que os usuários desconfiem de mensagens, e-mails e contatos telefônicos feitos em nome da Instituição.

Canais de comunicação da Casas André Luiz

Telefone: (11) 2457-7733

E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br

Facebook: @casasandreluiz

Instagram: @casasandreluizoficial

PIX (CNPJ): 62.220.637/0001-40

Endereços

Casa André Luiz (Unidade de Longa Permanência)

Avenida André Luiz, nº 723, Picanço – Guarulhos / SP

Telefone: (11) 2457-7733

Casa André Luiz (Ambulatório de Deficiências)

Rua Vicente Melro, nº 878, Vila Galvão Guarulhos / SP

Telefone: (11) 2452-4033

Use as redes sociais e denuncie caso encontre perfis falsos que usem o nome da Casas André Luiz ou do Mercatudo de modo indevido, como para promover notícias ou promoções falsas. 

Publicado em: 24/02/22

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br