Confira os tipos de locomoção para pacientes com deficiências físicas e intelectuais.
Atualmente, 328 pacientes possuem independência para se locomover, enquanto 223 necessitam de auxílio. Para estes, o uso de cadeira de rodas, andador, muletas, cadeira leito adaptada ou um transfer se faz necessário.
As Casas André Luiz realizam o atendimento especializado e gratuito de 550 pacientes com deficiência física e intelectual na Unidade de Longa Permanência (ULP) localizada em Guarulhos (SP), entre esses pacientes 40% deles necessitam de ajuda para se locomover.
Com o avanço da idade a mobilidade fica reduzida e muitas vezes seriamente prejudicada, aumentando o número de pessoas dependentes do auxílio de um equipamento para se locomover. Todos passam por acompanhamento na Fisioterapia Neuromotora a fim de identificar qual é o recurso mais apropriado para garantir a locomoção adequada.
Os equipamentos auxiliares da mobilidade têm como propósito proporcionar e melhorar as atividades da vida diária de uma pessoa que esteja impossibilitada de andar ou se locomover.
As muletas, andadores e transferes são dispositivos que auxiliam na marcha de pessoas que sintam dificuldades ao andar. Estes aparelhos proporcionam maior liberdade de movimentação e ajudam no equilíbrio, trazendo confiança, segurança e independência, além de reduzirem a carga nas articulações dos membros inferiores.
A cadeira de rodas é um dos equipamentos mais utilizados para o deslocamento de pessoas que apresentam impossibilidade de locomoção temporária ou definitiva dos membros inferiores. É o primeiro passo para a melhoria de qualidade de vida e inclusão na sociedade.
Nascido em 1985, Rodrigo se tornou paciente da ULP em 1989, aos 4 anos de idade. Ele possui deficiência intelectual leve e paraplegia espástica. Recebe atendimento na Educação Física, Fisioterapia Neuromotora, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Rodrigo é membro da Companhia de Dança das Casas André Luiz.
Com diagnóstico de paraplegia espástica, Fátima nascida em 1969, foi internada aos 4 anos de idade, em 1973. Ela tem variação normal de inteligência e recebe atendimento na Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Ela também participa da Companhia de Dança.
Tem variação normal de inteligência, ataxia cerebelar e hemiplegia espástica. Brand nasceu em 1962 e chegou às Casas André Luiz aos 7 anos. Recebe atendimento na Fonoaudiologia e participa do trabalho de habilitação e inclusão da Psicologia, cujo objetivo é obter independência para realizar atividades externas.
Brand também participou do livro Nosso Olhar – Inspirações e Expressões Femininas, o livro conta os relatos de nossas queridas companheiras abrigadas na ULP – Unidade de Longa Permanência, através de mensagens escritas em pranchas confeccionadas no setor de fonoaudiologia. Nosso Olhar emociona e presenteia o leitor com belas palavras repletas de alegria, carinho, amizade e solidariedade.
Reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia com o prêmio Melhores ONGs do Brasil, por ser referência no atendimento à pessoa com deficiência intelectual e física, também recebeu o Selo Doar, que certificou a Instituição com conceito A+ de padrão de Gestão e Transparência. As Casas André Luiz é uma das 100 melhores ONGs para se doar do Brasil!
Além da contribuição financeira, recebemos também notas e cupons fiscais sem CPF, eletrônicos, itens de informática, móveis, roupas, brinquedos, informática, notebooks, computadores, geladeira, máquina de lavar, sofá, calçados, acessórios, fogão, cama, mesa, objetos de decoração, armários e guarda-roupas em bom estado com retirada gratuita. Toda a verba arrecadada com as vendas destes produtos, nos bazares Mercatudo, é revertida para o atendimento especializado e gratuito a mais de 1.700 pessoas com deficiências.
Publicado em: 20/12/18
© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br