Vídeo completo da Maratona Fest Casas André Luiz, tema Depois de 2020
Evento Vídeo Live Maratona Fest
Notícias Eventos
Destaque de dezembro, 2020

Vídeo completo da Maratona Fest Casas André Luiz, tema “Depois de 2020”

Maratona Fest, evento online com grandes nomes, muito conteúdo, música e solidariedade

Com início ao meio-dia e término à meia-noite (horário de Brasília), no dia 20 de dezembro, a Maratona Fest Casas André Luiz vai proporcionar uma variedade incrível de conteúdos e musicalidade, além da chance de conhecer ainda mais o valoroso trabalho realizado pela Instituição, há mais de 70 anos, em prol da pessoa com deficiência.

Para que tudo possa acontecer de um jeito alegre e descontraído, mas sem lançar mão da relevância e da respeitabilidade que algo tão grandioso assim exige, é necessário contar com intelectuais, artistas, empresariado, executivos e outros profissionais da sociedade civil, engajados e dispostos a apoiar a causa neste momento tão importante.

Um começo difícil…

A pandemia de Coronavírus (COVID-19) afetou o Brasil de forma nunca antes vista, despertando as pessoas para uma nova realidade. Nas Casas André Luiz, o medo sempre foi de que o vírus chegasse até a Unidade de Longa Permanência – localizada em Guarulhos (SP) –, onde até então moravam 550 pacientes recebendo cuidados 24 horas, 7 dias por semana. Todos com deficiências, portanto, todos do grupo de risco.

O esforço realizado pela Área Clínica e pela Enfermagem sempre foi exemplar, mas entre os profissionais da saúde que trabalham na Instituição – os quais somam pelo menos 50% do quadro inteiro de colaboradores – há também aqueles que exercem suas funções em outros locais, fato que os expôs a um contato maior com o vírus e, consequentemente, impediu que se pudesse manter a contaminação longe da ULP.

Até o início do mês de setembro, os números apontavam para 300 casos positivos e 7 óbitos, totalizando 543 pacientes moradores da Instituição.

Além disso, cerca de 1.200 crianças permaneceram em casa aguardando o retorno ao Ambulatório de Deficiências, sendo que muitas conseguiram se beneficiar dos teleatendimentos realizados pela equipe multidisciplinar. Tal desempenho dos profissionais tem sido satisfatório não só em relação a não comprometer o desenvolvimento conquistado com as terapias, como também a estreitar os vínculos familiares ainda mais indispensáveis em um momento atípico como o atual.

Ainda assim é importante ressaltar que as crianças que necessitavam de atendimentos emergenciais, a exemplo daqueles realizados pela Odontologia, continuaram frequentando o Ambulatório. Claro, com todas as medidas preventivas ao novo Coronavírus devidamente tomadas.

…e com muitos prejuízos

Insumos de extrema importância para a Enfermagem, a exemplo de máscaras e álcool gel, sofreram um aumento de preço exorbitante no começo da pandemia. Bem como cresceram os gastos com produtos de limpeza, uma vez que a higienização foi ainda mais reforçada nas dependências da Instituição e nas peças de vestuário e itens pessoais dos pacientes.

Outra grande preocupação foi com o consumo de leite, arroz, feijão, óleo, açúcar e tantos outros alimentos, pois a baixa nas doações da comunidade fez com que parte da renda fosse destinada para o que, até então, ajudava a economizar.

Muitas atividades precisaram ser interrompidas, tais como a retirada de doações nas residências e as vendas nos bazares Mercatudo. Os eventos também foram adiados sem previsão de nova data ou até mesmo cancelados.

De acordo com a Sra. Margareth Pummer, presidente das Casas André Luiz, em entrevista concedida ao SP1 (Rede Globo), no final de março, a situação financeira acendeu a luz de alerta: “Nós temos uma despesa mensal de 9 milhões e meio. Com o fechamento dos bazares e do telemarketing, vamos perder cerca de 6 milhões por mês”.

Mas rumo ao final feliz e com a sensação de dever cumprido!

Com o passar dos meses, muitas pessoas se solidarizam com a situação e intensificaram a ajuda. O estoque de alimentos foi abastecido com doações de cestas básicas, costureiras voluntárias se reuniram para confeccionar roupas privativas usadas na Enfermaria Central – equivalente às Unidades de Terapia Intensiva, dos hospitais convencionais – e tantas outras ações aconteceram em prol da Instituição.

A responsabilidade social também foi pauta de grandes empresas. Entre elas, a Ypê com a produção e a distribuição gratuita de álcool gel em hospitais; a Colgate com itens de higiene pessoal; o Fleury e a Cielo com testes para detecção de COVID-19 e muito mais.

Houve também as lives! Diversas apresentações musicais, palestras, cursos e outros eventos, que tomaram conta da internet, também destinaram parte da renda arrecada para as Casas André Luiz.

Tanta solidariedade deu fôlego para buscar alternativas e superar de vez as consequências da pandemia. E foi assim que surgiu a ideia da Maratona Fest Casas André Luiz, com o tema “Depois de 2020”.

Com a apresentação do escritor Alexandre Caldini – e muitos convidados confirmados, entre eles Domenico de Masi, Mário Sergio Cortella, Ana Maria Braga, Leandro Karnal, Zizi Possi, Rodrigo Faro, Antônio Fagundes e Luiza Trajano –, o evento contará com conteúdo especial para o público permanecer por 12 horas totalmente envolvido com essa festividade para lá de especial! Acontecerá também depoimentos de parceiros, amigos artistas e a certificação das Empresas Iluminadas, que apoiam as Casas André Luiz em todos os momentos.

Confira o vídeo em nosso canal com algumas das presenças confirmadas para este grande evento que será o Maratona Fest.

Publicado em: 07/12/20

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br