Dia das Mães - Uma crônica de carinho, amor e superação
 
Notícias Artigos

Dia das Mães – Uma crônica de carinho, amor e superação


Destaque de maio, 2021

A responsabilidade da Casas André Luiz é tão grande quanto seu comprometimento em oferecer atendimento gratuito e especializado a mais de 1.700 pacientes com deficiências. A instituição filantrópica, que completa 72 anos de atividade em 2021 e recebeu o selo Melhores ONG – 2020, acolhe e cuida de muitos filhos e filhas com necessidades especiais. E é por este motivo que o Dia das Mães é uma data tão importante para os colaboradores, familiares e pacientes.

Ou seja, além de exames clínicos e médicos em áreas distintas, disponibilizados tanto na Unidade de Longa Permanência quanto no Ambulatório de Deficiências, há também o conforto, o carinho e o acolhimento psicológico oferecido, de forma individual, a cada um dos assistidos.

Estas mães depositam um enorme voto de confiança no trabalho desenvolvido pelos profissionais da Instituição, e esta confiança é construída graças a honestidade, transparência e o longo histórico em prol da causa da pessoa com deficiência defendida com tanto afinco pela Casas André Luiz.

Um ano depois do início da pandemia

Terezinha Sanches do Nascimento e o filho, Dillan Sanches do Nascimento.

Esta data cheia de significado é ainda mais especial para Terezinha Sanches do Nascimento. O filho, Dillan Sanches do Nascimento, na Instituição há 16 anos, foi diagnosticado com COVID-19 no ano passado.

“Quando a gente ficou sabendo que o exame (de coronavírus) deu positivo, meu chão abriu. Eu pensei que ia perder meu filho (…) que não ia poder dar tchau para ele. A doença ainda era novidade e eu tinha muito medo de perdê-lo. Isso acabou comigo”.

Apesar da gravidade, esta não era a primeira provação da família. Dillan nasceu prematuro, com apenas seis meses, e dentro de um táxi. O recém-nascido foi levado às pressas ao hospital mais próximo e, dali, ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. “Ele permaneceu sob cuidados especiais por quase três meses, entre a vida e a morte. De lá para cá, a gente nunca deixou de lutar. Estamos batalhando, juntos, pelo direito do Dillan viver”.

“Quando eu me mudei para o bairro (Picanço, em Guarulhos), soube da Unidade de Longa Permanência da Casas André Luiz. Mandei uma carta com a foto dele, contando um pouco sobre a nossa história. Em menos de um mês, conseguimos atendimento”.

Muito amor, carinho e atenção construíram a base de um relacionamento forte e exemplar, e a presença da família foi importante para o desenvolvimento de Dillan. Porém, quando a pandemia veio, assim como suas respectivas restrições sanitárias, as visitas cessaram.

“Eu me senti muito mal, muito perdida, porque eu venho visitá-lo todo o fim de semana. Foi doloroso para mim, e eu sabia que seria bastante difícil para ele também. O Di é audição, é contato. Meu medo era ele entrar em depressão, ficar triste por não sentir a nossa presença, tanto a minha quanto das irmãs”.

Alívio e superação

Depois de muita oração, a notícia tão aguardada veio: Dillan estava curado da COVID-19. Terezinha conta que ligou todos os dias para que o filho pudesse ouvir sua voz, para ele saber que a família estava presente. A enfermeira, segundo contou mais tarde, dizia que o caçula sorria, e que isso lhe dava forças para continuar.

“Eu só pude vê-lo no dia em que gravaram o vídeo, quando ele saiu da UTI. A gente chorou muito, chorou de felicidade, de alívio, de vitória.  Eu estava no serviço. As meninas me mostraram no Instagram e eu não conseguia parar de chorar. Difícil foi esperar, acho que cinco meses, para visitá-lo. É muita emoção, um sentimento que não cabe dentro do peito”.

Dillan é um vencedor que não se intimida diante dos obstáculos da vida. Apesar das limitações, este guerreiro é exemplo de perseverança para todos nós. Terezinha, por outro lado, é sinônimo de devoção e amor; uma daquelas pessoas capazes de mover montanhas em nome do filho.

Os profissionais da Casas André Luiz se sentem honrados em fazer parte desta história, em receber tamanho voto de confiança e ser a instituição responsável por atender as necessidades deste e de todos os demais filhos e filhas acolhidos pela Instituição.

Publicado em: 09/05/21

Colabore com os atendimentos às pessoas com deficiência

Casas André Luiz

© 2019 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.
Respeitamos sua privacidade e seus direitos, saiba mais.
CNPJ: 62.220.637/0001-40 • Isenção Fiscal: 25000.168702/2018-58.
Telefone: (11) 2457-7733 • E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br